terça-feira, 19 de março de 2013

É AMANHÃ: Primaveras | Publicidade infantil: João e Maria na Terra sem Lei


Onde, quando?

20/03, às 19h, na Matilha Cultural (R. Rêgo Freitas, 542 - Centro - São Paulo/SP) e na http://postv.org/

Sobre o evento:

E se João e Maria, que foram comer chocolates na casa da bruxa, saíssem das fábulas dos irmãos Grimm para o mundo real? Se o cenário fosse uma metrópole brasileira, como São Paulo, eles certamente pediriam aos seus pais para dar um pulo em uma rede de fast-food, onde pudessem consumir batata frita, sanduíches engordurados e refrigerantes e, de lá, saíriam mais gordos e com alguns brindes nas mãos. Ou então passariam em um supermercado para comprar o salgadinho do personagem da moda que vem com uma surpresa incrível. Depois, a família passaria pela sessão de brinquedos e pelos corredores de bebidas e suquinhos, para adquirir tudo aquilo de que foram inconscientemente convencidos, pela publicidade, que os tornará mais felizes… mas menos saudáveis.

O final desta história é triste: diferentemente do João e Maria, que escapam da bruxa que os engordava, as crianças brasileiras – os profissionais de saúde sabem – não têm escapatória: estão cada vez mais obesas ou com diabetes e colesterol alto, precocemente. Para debater os desafios e oportunidades trazidos pelo tema, o Primaveras – diálogos sobre ativismo, democracia e sustentabilidade, convida Estela Renner, diretora do documentário “Muito Além do Peso”, e Tadeu Jungle, diretor e publicitário, para uma roda de conversa, no dia 20 de março, na Matilha Cultural. Para animar a discussão, também convidamos JP Amaral e Adriana Charoux, ativistas da causa.

O documentário “Muito Além do Peso”, de Estela Renner, lançado no final do ano passado, traz alguns depoimentos e fatos chocantes sobre o aumento da obesidade infantil no Brasil – mais de um terço das crianças estão com sobrepeso ou obesidade e 56% dos bebês com menos de um ano já tomaram refrigerante.

O que fazer para evitar que nossas crianças sejam seduzidas pelos personagens das propagandas, que vendem alimentos e bebidas de baixo teor nutritivo? O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, teve uma grande oportunidade para proteger esse público vulnerável no início do ano, mas ao contrário do esperado, ele cedeu ao lobby da indústria alimentícia e vetou, em fevereiro, o PL 193/2008, de autoria do deputado Rui Falcão (PT), que proibia a veiculação de publicidade de alimentos dirigida para crianças na TV e no rádio entre 6h e 21h.

O Primaveras convida você a alimentar essa discussão e debater formas mais efetivas de nos organizar para que tenhamos capacidade de influenciar as decisões e construir um final feliz para essa história que parece não ter fim.

Confirme aqui !

Veja como foram os encontros anteriores: http://www.eativismo.org/primaveras/

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