segunda-feira, 13 de maio de 2013

Entidades pedem que Associações de saúde deixem de apoiar prêmio Promovido pela Coca-Cola

Veja carta-aberta divulgada pelas entidades assinantes. Se você também concorda, ajude a divulgar!

**Atualização em 21 de maio - novas assinaturas ao final da carta em vermelho**


Carta Aberta

à Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica,
à Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição e
à Associação Brasileira de Nutrologia

Maio de 2013

Na condição de instituições de ensino e pesquisa e entidades do campo da alimentação e nutrição no País, profissionais, professores e pesquisadores comprometidos com a saúde da população brasileira nos endereçamos aos dirigentes da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) e da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), por meio desta carta aberta ao público, para expressar nosso descontentamento com a divulgação e o apoio ao Prêmio Pemberton, de produção e divulgação científica, promovido pela Coca-Cola Brasil. Buscamos ainda encorajar essas organizações a se desassociarem das iniciativas da empresa Coca-Cola Brasil, bem como de quaisquer iniciativas de empresas fabricantes de produtos alimentares ultra-processados.

Estudos científicos evidenciaram a associação entre o consumo de refrigerantes e a obesidade, assim como de outros produtos ricos em açúcares cujos danos à saúde justificam providências para a redução de seu consumo. A aquisição de refrigerantes quintuplicou na população brasileira nas últimas três décadas, acompanhando a explosão das prevalências de excesso de peso e obesidade entre crianças, adolescentes e adultos. Este é o resultado de estratégias bem sucedidas de empresas, como a Coca-Cola, em promover o consumo desses produtos. Dentre as principais estratégias encontram-se a propaganda, promoções, patrocínio de eventos esportivos e cooptação de cientistas e pesquisadores.

A vinculação das entidades profissionais, de ensino e pesquisa, que lidam com questões de saúde e nutrição, a setores econômicos ligados à alimentação e nutrição é, em princípio, incompatível com a necessária independência intelectual e política das mesmas e, por isto, precisa ser revista.

Ao se associarem à Coca-Cola Brasil, a ABESO, a SBAN e a ABRAN chancelam as práticas dessa empresa de estimular o consumo de seus produtos e ampliar a participação de alimentos não saudáveis na alimentação da população brasileira, incluindo públicos como as crianças, que são hiper-vulneráveis à publicidade e a outras práticas de marketing dirigidas a elas. Tal associação contraria frontalmente os esforços empreendidos em direção à melhora das condições de alimentação e nutrição do País.

A vinculação de profissionais e entidades a empresas - em um contexto em que a ciência e seus representantes possuem grande reconhecimento por parte do público em geral e, no qual, informações sobre saúde e escolhas alimentares geram, incessantemente, incertezas e angústias para o consumidor - legitima a imagem, os produtos e as práticas dessas empresas.

Por essas razões, encorajamos e apoiamos essas organizações a se desvincularem da empresa Coca-Cola Brasil, para que, dessa forma, possam engajar-se no enfrentamento da obesidade e de outras doenças crônicas, salvaguardando a reputação e o compromisso de cada uma com a promoção da alimentação saudável e a melhoria das condições alimentares da população brasileira.


Rosely Sichieri
Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ruben Mattos de Araujo
Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Kenneth Rochel de Camargo Jr.
Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Carlos Augusto Monteiro
Professor Titular da Universidade de São Paulo e
Membro da Academia Brasileira de Ciências

Fabio da Silva Gomes
Secretário de Relações Exteriores da Associação Mundial de Nutrição e Saúde Pública

Instituto Alana

Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília


Gulnar Azevedo e Silva - Instituto de Medicina Social - UERJ

Luiz Antonio dos Anjos - Faculdade de Nutrição - UFF

Conselho Federal de Nutricionistas



Nenhum comentário:

Postar um comentário